Roséola, uma doença desconhecida…

Olá mamães…
Meu sobrinho (de 10 meses), Gabriel (ver foto), foi diagnosticado com Roséola nesta semana. Se eu não tivesse passado por isso recentemente com o Pedro, minha irmã teria passado pelo mesmo calvário que eu: a dificuldade do diagnóstico. Acontece que, com a Roséola, a criança tem três dias de febre alta e initerrupta (chagando perto dos 40º), sem sintomas e que desaparece por si só, com o aparecimento de manchas vermelhas por todo corpo. A doença é isto. Mas os sintomas se confundem com a Rubéola e com a Dengue. Quando o Pedro teve a doença, em abril deste ano, o surto de Dengue era geral e os médicos e pedeatras estavam atentos à doença. Como os exames de sangue do Pedro detectaram uma queda significativa de plaquetas, os médicos disseram que era grande a suspeita de Dengue. Foi uma semana de calvário na minha vida, já que os noticiários mostravam, dia a dia, crianças morrendo por causa da Dengue. Portanto, fiquem alertas. A Roséola não é perigosa, mas nos assusta.  Ah… Biel, melhoras! A titia te ama!

Saiba mais sobre a Roséola:

Definição:
A roséola é uma doença aguda freqüente em bebês e em crianças que caracteriza-se por febre e exantema cutâneo.

Causas, incidência e fatores de risco:
Essa doença é freqüente em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Descobriu-se recentemente que que ela é uma doença causada por um vírus denominado herpes virus humano 6. A doença ocorre freqüentemente na primavera e no outono. O seu período de incubação varia em torno de 5 a 15 dias. A febre pode chegar a 40,5°C (105° Fahrenheit) e persistir durante 3 a 5 dias. Convulsões podem ocorrer em caso de febre alta

A roséola tem início com uma febre alta que responde bem ao tratamento com paracetamol. Quando a temperatura é baixa, o bebê ou a criança podem apresentar-se como se não tivessem qualquer problema. Entre o segundo e o quarto dia, a febre baixa consideravelmente e surge no tronco um exantema que se extende para as extremidades, para o pescoço e para a face. O período dessa erupção vai de poucas horas até um dia.

 

Tags: , , ,

13 Respostas to “Roséola, uma doença desconhecida…”

  1. Rêh Says:

    Oi querida irmãzinha, antes de mais nada, obrigada pelo blog. Estou me familiarizando com ele!!! Você bem sabe o que é essa roséola… parece uma doençazinha inofenciva, porém deixa o bebê tão debilitado… O Biel não quer comer nada, tá super irritado… Dá dó ter que sair para trabalhar e deixá-lo. Ainda bem que ele tem uma super-avó: a nossa mãe!!! Se não fosse ela, não sei o que seria de mim. Hoje fui fazer um curso e ele ficou com ela aqui em cs, teve um momento em que parou um carro prata na porta daqui de cs e ele disse: mamã… A mamãe disse que ficou morrendo de dó. Bom, vida de mãe que trabalha é assim mesmo! Te amo!

  2. Rêh Says:

    P.S.: Como meu filho é lindo… hehe.

  3. karen Says:

    Meu filho tambem teve, primeiro achamos que a febre era do dente, mas não era ela durou 3 dias e depois foi embora do nada depois de dois dias as manchas começaram no peito dele e foram se espalhando, achamos que era rubeola, mas ele fez o exame de sorologia e fizeram o diagnostico de roséola, nunca tinha ouvido falar ate então, isso deveria ser divulgado para todas as mamães para não se assustarem, porque e bem complicado diagnosticar ela e semelhante a varias doenças infantis! beijos e melhoras para o seu sobrinho!

  4. Cristiano Says:

    caros, meu filho teve roséola diagnosticada, mas a febre não baixou depois das manchas, como indica toda a literatura sobre o assunto. Aconteceu algo assim com vocês?

    Abraço,

    Cristiano
    cristinanobar@gmail.com

  5. lu Says:

    oi meu nome é Lucilene meu filho Richard de nove meses teve esses sintomas mas ñão chegou aficar febril a penas 37,1 dai de dois dias vieram não manchinhas mas carocinhos vermelhos

  6. Telma Says:

    as manchas somem logo, já tem dias que a minha filha teve e continua com a s manchas, por favor me respondam se souberem, estou nervosa com estas manchas.

  7. kelly Says:

    meu bebe ja deu essa doença quando menor agora ta com 2 anos e 9 meses teve o mesmo sintoma só que queisou muito de dor de cabeça faz parte ?? e nessa idade pode dar tambem.. eta doença que judia ….quem puder me ajudar desde ja obrigado

  8. Silvana A. Says:

    meu filho de 10 meses tbem teve, começou com uma febre bem alta que dava no máximo tres horas que eu havia medicado a febre já voltava de novo com 39,5º fiquei quase louca de tanta preocupação, enfim depois de tres dias sairam as manchas no corpinho e rosto, e tbem deu uma diarréia muito forte nele, ficou muito assado, que dó, não desejo isso pra ninguém. Agora graças a Deus já esta bem melhor. Ufa que susto.

  9. Iriana Says:

    Iriana
    Olá acabei de ter esse diagnóstico, nunca antes ouvido falar, mas cheguei em casa bora la pesquisar sobre. Que susto estava viajando com a família e Lara chegou a 39.3 de febre, exame de sangue, urina..e nada, no quarto dia o vermelhidão e o diagnóstico do pediatra. Ela ficou bem manhosa, chorona e mamou muito mal, preocupando todos…a febre que toda hora voltava!

    Estamos em recuperação e agora sem febre.

  10. vanessa elze Says:

    Gente minha filha de 11meses esta com 5dias de febre 38,5 ja fiz o exame de sangue e urina duas vezes e é viral,…..estou muito preocupada nao saiu as manchas o que faço me ajudem!!!!

  11. jacqueline Says:

    OI meu filho esta com 1 ano e 1 mes comessou a 1 dia com febre muito muito alta a febre corta com antitermico mais volta rapido estou intercalando com 2 remedios, ja fez exames de sangue e a unica coisa que deu foi um poquinho de animia ñ é pnamunia tambem, estou disisperada, ja passei em tres medicos um disse qwue poderia ser o ouvido e me receitou antibiotico mais outro pediatra levantou a ipotesse de roseula, to apavorada é meu primeiro filho, estou dando o antibiotico mais a febre ainda pessiste bastante….

  12. Roberta Says:

    Minha filha teve um febrão ,quase 40 graus a levei ao hospital deram antiflamatorio,depois ao consultório da sua pediatra e administrou antibiótico mas ja faz 15 dias e agora as manchas pelo corpo poderia ser roséola?

Deixe uma resposta

