O Vendedor de Sonhos: o livro que vendeu a mim sonhos…

Terminei de ler mais um livro neste domingo: O vendedor de Sonhos. O Alê havia lido primeiro e ficou entusiasmadíssimo com o conteúdo do romance. Augusto Cury já é um autor conhecido, mas eu não sabia do que ele era capaz de escrever. O fato é que o livro nos faz pensar e nos impele a questionarmos nós mesmos e o nosso comportamento diante um sistema que está pronto a nos tornar máquinas humanas.  Com a corredia do dia-a-dia, acabamos por esquecer que somos humanos, muitas vezes nem percebemos o outro que está ao nosso lado e nos “auto-programamos” tal qual fazemos com os nossos computadores. E assim, lá se vão os nossos sonhos, sentimentos, e até as pessoas que mais amamos. Pensar nisso da até um nó na cabeça. O autor nos leva a repensar aquilo que somos e desenterrar coisas do passado que determinam aquilo que nos tornamos. Ele nos sugere enfrentar nossos medos, angústias, traumas e, com isso, reconhecer que somos frágeis pelo simples fato de sermos seres humanos. Não obstante, Cury nos leva a indagarmos como está o nosso relacionamento com o outro, com a natureza, com Deus. Se fazemos coisas simples como agradecer pelo sol que nos aquece, se conseguimos, em meio ao caos da rotina, contemplarmos as árvores, uma flor, ou, ainda, se estamos dando a nossa presença de “presente” para os nossos filhos ou se os presentes que damos à eles são os mais caros possíveis para compensar a nossa ausência. Ele nos leva a pesar como a vida é curta e o que estamos fazendo com ela. Enfim… o livro é intrigante e extremamente inteligente. Mas, durante a trama, ele consegue nos levar a gargalhadas com personagens excêntricos, o que torna a leitura fácil e agradável. Recomendo muito. Aliás, recomendo outros dois livros que li no mês, são eles: A Sombra do Vento (que já comentei antes) e Criança 44. Romances magníficos. Li também O Guardião de Memórias, mas confesso que não gostei. É um livro óbvio e me remeteu à novela Páginas da Vida. Uma história sem nenhuma emoção e sem a grande dádiva do perdão e da reconciliação. Fica aqui, então, as dicas. Compramos mais seis livros neste domingo. Depois de lê-los, comentarei neste blog.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

17 Respostas to “O Vendedor de Sonhos: o livro que vendeu a mim sonhos…”

  1. Paizinho Says:

    Assim que conseguir tempo, quem sabe dias de 48 horas, tenterei ler um desses, enquanto isso tenho que me debruçar sobre os livros de teologia pois essa é a minha praia. Nas férias vou ler alguns diferente e com certeza vou aceitar a sua suigestão: Vendedor de sonhos”. Quem sabe eu compro algum…

  2. Rêh Says:

    Adoro os livros do Augusto Cury, as palavras dele sempre nos tocam. Nunca li esse livro, mas depois vou lê-lo. Te amo.

  3. Elton Says:

    Eu ainda estava aí quando você me apresentou este livro. Depois me empresta? Dai o incluo na enorme lista dos livros pra monografia e de outros coisas que tenho pra ler.. ahahah

    beijos

  4. Suzana Leite Says:

    Não Elton, querido… Vc tá confundindo os livros. Qd vc ainda estava aqui, estava lendo A sombra do Vento. O livro O vendedor de sonhos, nós compramos recentemente. Depois disso, já li outros três livros. (rsrsrs) Mas coloca na sua lista e qd chegar nele eu te empresto! Bjos, Suzy

  5. Dani Guimarães Says:

    Estou adorando as dicas.
    : – D

  6. Nadja Says:

    Opa.. eu estava justamente procurando por umma critica deste livro.. eu estou na dúvida se o compro ou compro algum outro. Estou bastante em dúvida, mas sua critica já foi um ponto positivo para ele! Obrigada !!!

  7. Joana D'Arc P.S.Gomes Says:

    terminei de ler o livro o vendedor de sonhos…amei.maravilhoso.ri,chorei,pensei…vale a pena le-lo.é extraordinario.

  8. Joana D'Arc P.S.Gomes Says:

    maravilhosooooooooooooooo otimooooooooooo

  9. Meire Says:

    Oi ganhei o livro O vendedor de sonhos de presente de aniversário, Não consegui ler e sim devorei as palavras, não consegui dormir enquanto não terminei de lê-lo. Gosto de livros que fazem com que começemos a nos questionar sobre nossa própria vida e do que é realmente importante. O livro não traz nada que ainda não saibamos, porém é diferente quando alguém consegue colocar no papel nossos sonhos, desejos, medos e magoas. O amor está se esgotando na humanidade, estamos nos fechando realmente em nossos casulos e deixando a vida passar. bjs

  10. Cristiane Says:

    Eu li o livro a Sombra do Vento e recomendo este livro é tudo de bom,
    tem outro do mesmo autor “Carlos Ruiz Zafon´´que é O Jogo do Anjo que é fascinante, amei
    Quanto o Vendedor de sonhos eu li e é muito bom também, melhor do que ler é assistir uma palestra com Dr. Augusto Cury eu tive essa oportunidade

  11. Says:

    Olá Suzana, tenho um filho de 1 ano e quatro meses e, por falta de tempo (você deve saber bem como é isso), só agora voltei a ler livros com mais frequência.
    Anotei suas dicas de bons livros, você poderia indicar mais alguns?

    Obrigada!

  12. lucimeire Says:

    Li o livro e amei quando comecei a ler não conseguir parar queria
    chegar logo ao fim ! É muito bommm.

  13. Pedro Says:

    Li o vendedor de sonhos, e achei beeeem melhor “A sombra do vento”. Parece que estes livros de auto-ajuda são todos iguais, somente a exposição das idéias é que soa diferente.
    E o pior é que estão na moda.
    Livro bom é o que estimula a criatividade.
    Uma bela ficção é melhor que estes dizendo sobre o ser humano e a sociedade onde vive…

  14. alinee Says:

    o livro é maravilhoso! a história é muito interesante.

  15. alinee Says:

    nossa!!!!!! esse livro é um maxímo é o melhor que já li até hoje.

  16. Renata Says:

    Estou lendo pela 2º vez o livro o Vendedor de Sonhos, impossível não se emocionar , o autor nos faz pensar muito sobre nosso comportamento diante dos problemas cotidianos….o personagem do livro é incrível!!! Recomendadíssimo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: