Tirar a fralda: uma tarefa difícil

Começamos a saga para tirar a fralda do Pedro. Afinal, agora ele já é um rapaz e, com isso, já chegou a hora de dar saltos em seu desenvolvimento. Ontem comprei uma porção de cuequinhas porque sei que elas serão “molhadas” diversas vezes. Pelo que li e pelo que conversei com amigas que têm filhos pequenos, essa não é uma faze fácil. A adaptação não é rápida e depende de muita paciência. Além disso, eu venho de uma família de mulheres. Só tenho irmãs e isso dificulta. Não sei, por exemplo, se o menino começa a fazer xixi de pé ou sentado. (rsrsrsrs) Isso mesmo. Tenho muitas dúvidas. Mas vamos lá! Aprendi a ser mãe errando e acertando. Esse será o meu mais novo aprendizado. Depois conto como está sendo a nova adaptação.

Ah… seguem 10 dicas super bacanas que eu li na revista Crescer para começar a tirar as fraldas, a chupeta e a mamadeira:


1. Quando seu filho começar a avisar que está com vontade de fazer xixi, é hora de tirar a fralda diurna. Isso acontece por volta dos 2 anos.

2. Se a criança estiver na escola, é mais fácil aproveitar o momento em que os colegas estão passando pelo processo. Converse com o professor.

3. A preparação começa oralmente. Fale que, um dia, ele vai usar o vaso sanitário como você. Mostre a descarga, o papel higiênico.

4. Compre um redutor para o assento e, quando perceber que seu filho quer fazer cocô, corra para o banheiro.

5. Peça a ele que avise quando estiver com vontade de fazer xixi. Se ele demorar muito, tome você a iniciativa – às vezes as crianças ficam tão entretidas brincando que não percebem a vontade chegar.

6. Quando ele começar a acordar sequinho, é hora de tirar a fralda noturna. Não dê muito líquido à noite e faça-o fazer xixi antes de dormir. Vale levá-lo ao banheiro de madrugada, se for preciso.

7. A chupeta e a mamadeira devem sumir o quanto antes, pois podem trazer problemas dentários. Converse com seu filho, explique que você tem certeza (mesmo se não tiver…) de que ele vai conseguir ficar bem sem elas, que ele já está grande!

8. Se a chupeta é usada só à noite, tente trocá-la por um objeto de transição, como um urso de pelúcia.

9. Substitua a mamadeira por um copo com bico. Para os maiores, experimente um canudinho.

10. Para conseguir deixar fralda, chupeta e mamadeira, seu filho precisa muito de você, de sua criatividade e, principalmente, de sua paciência!

Tags: , ,

6 Respostas to “Tirar a fralda: uma tarefa difícil”

  1. Paizinho Says:

    Êpa!!!! Sem essa de sentado. Em pé!!! Na grama, na árvore. No ralinho, mas sentado não! E tem que ensinar a dar a balançadinha. Não precisa baixar o shorte, basta expor o pintinho. As primeiras é a própria mamãe de faz depois ele aprende. a fazer sozinho OK?
    Bjs
    Paizinho

  2. Samantha Says:

    Ihh amiga, o Théo aprendeu sentado… pq ele começou com o cocô… não sei como ensiná-lo que xixi é em pé e o outro é sentado… 😦
    Mas ele já não usa mais a fralda e fico feliz com esse avanço dele.
    Ele já acorda seco, e talvez seja a hora de começar a tirar à noite, mas não sei se eu estou preparada para isso ..rsrsrs
    Beijo
    Sam

  3. Juli Says:

    Ixe, é mesmo uma tarefa difícil, mas necessária!
    Como meu Pedro faz 2 anos em janeiro tentarei tirar no início do próximo verão!
    Boa sorte!
    bjos
    Juli

  4. Rêh Says:

    Esse nosso paizinho é mesmo uma figura. Amo vcs.

  5. MAria da Penha Says:

    O Caio pra fazer cocô foi primeiro, mas ele se esconde e só faz em pé, não sei mais o que fazer. O xixi ele já pede, e hoje quando fui faze – lo dormir a tarde, ele não quis deixar colocar a fralda: fia sua vontade, não sei como vai ser.

  6. Melissa Oliveira Says:

    Olá, entrei na sua página porque estou tentando tirar as fraldas do meu filho Hugo, mas está difícil, ele não quer sentar no piniquinho por nada. Coloquei cuequinha nele, conversei e não adiantou, ele acabou fazendo cocô na cuequinha. Hoje foi o primeiro dia, vou continuar tentando, obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: