Comer, comer… É o melhor para poder crescer!

Na última visita do Pedro ao pediatra – que não contei aqui por falta de tempo, claro – levei uma baita bronca da médica. Como toda criança, Pedro usa com frequência a frase: “Eu não gosto de comer isso ou aquilo”. Obviamente, que o “eu não gosto” é quando queremos que ele coma alguma fruta, verdura ou legume – além do leite que ele nunca aceitou.

Quando o Pedro era bebê, seguíamos rigorosamente a dieta passada pela pediatra. O fato é que o volume de legumes em sua alimentação fez com que ele, ainda pequeno, enjoasse deste tipo de alimentos. Daí ele não comia. Depois que aprendeu a falar a coisa piorou, já que ele entendeu que podia ter ‘vontade própria’. Percebeu que a carne é mais gostosa que o restante da comida, que o suco de laranja é mais saboroso que o de uva… e foi montando seu próprio paladar.

O grande problema é que ele, apesar de comer razoavelmente bem, passou a aceitar somente os alimentos que mais gostava, reduzindo a quantidade de nutrientes ingeridos. Segundo a pediatra, o resultado é claro: ele não tem imunidade para combater os inúmeros vírus e bactérias que encontra pelo caminho.

Assim, comecei uma batalha dentro de casa. Pedro vai comer tudo, assim como eu comia quando era criança. Lembro que lá em casa não tinha a frase “eu não gosto”. Comíamos o que tinha na mesa e se nos recusássemos a comer, o prato ia pro forno. Assim, uma hora a fome batia e a gente acabava comendo tudo.

Estamos, portanto, usando o lado psicológico para fazer o Pedro experimentar novos sabores e assim comer novos alimentos. Tudo que é verde, o tornará forte como o Hulk. Comidas de cores avermelhadas, o tornará o Homem-Aranha. É fruta? Ficará forte como o Sportacus do Lazy Town. E assim por diante, cada super-herói tem sua comida predileta.

O fato é que tem dado certo. Aproveitei que estávamos de férias e como a diversidade de saladas e frutas nos hotéis é muito boa, fiz como que ele comesse de tudo. Ele fica todo animado quando come algo diferente e sabe que ficará mais forte por isso. É claro que no início ele não aceitou muito os novos sabores. Mas, aos poucos, foi se acostumando com um prato mais colorido e em ter sempre salada juntamente com o arroz e feijão de cada dia.

Além disso, a pediatra recomendou que o Pedro comesse, ao menos duas vezes por semana, um sopão de legumes – nem que seja batido no liquidificador. Como Pedro adora a sopinha da Nestlé, esse não foi um problema, pois ele adorou.

O grande problema é que o Pedro almoça e janta longe de mim. Ele almoça na casa da minha sogra. E, daí, acaba não comendo legumes e verduras, já que ninguém lá gosta de comer esse tipo de alimento. Na janta, Pedrico come o que meu marido oferece. Neste caso, o problema é mais sério, já que o Alê opta pelo mais fácil. E mais fácil é sempre restaurante, Mac Donalds e, pasmem, até chips e miojo (desde que eu não saiba). E, nestas situações, confesso, eu enlouqueço como mãe e acabo surtando. Sem contar nas vezes em que o Alê fala na frente do Pedro que não gosta de salada e nem de sopa. Aí eu vou ao céu e volto – de ódio mesmo. Porque somos exemplos pro pequeno…

Para resolver o problema, tenho tentado deixar comida pronta no dia anterior, congelar a sopa e preparar saladas guardadas em recipientes bem fechados. Aos fins de semana, eu passo no sacolão e aproveito pra comprar tudo bem fresquinho e fazer aquela comida saudável pra família.

Perguntem se eu gosto de cozinhar? Não suporto. Também adoro restaurantes, gosto de comidas calóricas e rápidas, como pizzas, lasanhas, etc, mas tenho consciência de que sou responsável pela saúde do Pedro e ninguém mais. Portanto, só eu posso mudar essa situação. E estou mudando. A muito custo, é claro. Mas estou feliz com o resultado e já percebi que o Pedro não tem adoecido à toa, como vinha acontecendo.

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Comer, comer… É o melhor para poder crescer!”

  1. Giovana Says:

    Oi Suzana tudo bem?
    Menina, adorei seu post, porque por aqui as coisas não são muito diferentes …hehe
    Adorei a idéia de guardar o pratinho pra depois e de “inventar” os alimentos preferidos dos super heróis. Gostei também do sopão de legumes!!!
    Vou fazer com certeza!
    Estou super ocupada, mas sempre estou por aqui lendo seus ótimos relatos, te visitando e visitando o Pedrinho!

    Beijokas,

    Gi&Lucca

Deixe uma resposta

